quarta-feira, 3 de março de 2010

Bem-estar animal aumenta produtividade e lucratividade

O bem-estar animal caracteriza-se pelo estado de harmonia que o animal tem em relação ao ambiente em que vive. Abrange tanto a saúde física do rebanho, relacionada às necessidades biológicas – como alimentação e prevenção de doenças, quanto a saúde mental, promovida com o uso de técnicas de manejo humanizadas. Seu foco é promover o conforto dos animais.
Para falar sobre a importância do bem-estar animal para rebanhos bovinos, esta semana, o programa Prosa Rural conversa com dois pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste, Carlos Eduardo Silva e Rymer Ramiz Túlio.
“Ao tratar bem os animais, oferecendo tudo de que precisam para um bom desenvolvimento, o pecuarista faz com que seus rebanhos produzam mais”, diz Carlos Eduardo. “O criador deve fornecer boas instalações aos animais, além de trabalhadores treinados e que saibam conduzir o rebanho sem gritaria, sem agressão, para evitar o estresse da criação. Assim o produtor terá um resultado humanitário e econômico, com maior produção de carne, couro e de leite”, completa o pesquisador.
Ou seja, mais do que uma questão ética, o bem-estar animal é um fator econômico: promove aumento da produtividade e da lucratividade do rebanho uma vez que influencia na qualidade da carne e do leite produzidos.
“Um animal que vive em um ambiente estressado, não consegue ganhar peso como os que vivem em ambiente saudável. O animal tem que chegar ao matadouro sem estresse nenhum. Deve estar descansado para que mantenha toda a sua reserva de energia. Assim, quando ocorrer o rigor mortis, a transformação do músculo em carne, essa transformação vai ocorrer sem prejudicar a qualidade da carne”, explica Rymer Ramiz Túlio.
O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

FONTE EMBRAPA INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA

Nenhum comentário: