terça-feira, 9 de março de 2010

Comércio mundial de carne bovina confirma retomada, diz Abiec

São Paulo, 09 - O desempenho das exportações em fevereiro confirma a retomada do comércio mundial de carne bovina, segundo avaliação da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). Dados divulgados hoje pela entidade mostraram crescimento de volume embarcado e preço médio no mês passado, em comparação com o mesmo período de 2009.

Para os próximos meses, a expectativa é de continuidade desse movimento, com espaço, inclusive, para novos aumentos de preço.
O destaque do mês de fevereiro foi o aumento de 18% no preço médio da carne embarcada, que atingiu US$ 3.533 por tonelada. "O preço médio nos surpreendeu", disse o diretor executivo da Abiec, Otávio Cançado. Os exportadores brasileiros conseguiram renegociar preços com os importadores para compensar o real valorizado, que prejudica a rentabilidade das exportações. Segundo ele, a retomada da demanda contribuiu para que os brasileiros vencessem a queda-de-braço com os compradores da carne brasileira.
Para 2010, mesmo que o real apresente desvalorização em relação ao dólar, o representante da Abiec acredita que será possível promover novos reajustes. "Se a demanda continuar se recuperando, podemos ter novos aumentos de preço", disse Cançado hoje a jornalistas.
Apesar de os importadores tentarem baixar os preços da carne brasileira quando o dólar sobe, já que a remuneração do exportador na moeda local também aumenta, Cançado diz que um câmbio mais desvalorizado favorece o Brasil nas relações comerciais. "Temos maior capacidade de negociar, principalmente se houver aumento de demanda e eles precisarem da carne brasileira", afirma.
O baixo nível dos estoques nos países importadores e a queda no fornecimento de alguns dos principais produtores mundiais, como Argentina e Austrália, contribuem para formar a expectativa de aumento do preço médio de exportação da carne brasileira. Cançado reafirmou hoje a expectativa de crescimento de 10% em volume e de 15% na receita obtida com as exportações de carne bovina para este ano.

Destinos
No primeiro bimestre de 2010, a Rússia foi o principal destino das exportações de carne in natura, recebendo 26% do total embarcado. O Irã ficou com a segunda posição, com uma fatia de 18%, mas apresentou a maior taxa de crescimento (195% em volume).
Em seguida aparecem Hong Kong (com participação de 11%), Venezuela (7%) e Egito (5%). Entre os principais importadores da carne bovina brasileira, a Argélia foi o único país a apresentar queda em volume nos dois primeiros meses do ano (-12%).

FONTE www.ultimosegundo.ig.com.br

Nenhum comentário: