segunda-feira, 8 de março de 2010

RS: missão europeia inicia hoje vistoria no rebanho gaúcho

Porto Alegre/RS
Um grupo de três técnicos da União Europeia (UE) chega hoje ao Rio Grande do Sul para avaliar a rastreabilidade do rebanho bovino. A primeira visita será na planta do frigorífico Marfrig, em Capão do Leão. Amanhã eles seguem para Cachoeira do Sul, onde verificam uma propriedade.
Segundo o chefe do Serviço de Doenças Vesiculares da Secretaria da Agricultura(Seappa), Fernando Groff, que irá acompanhar o grupo, a fazenda é escolhida pela missão e de acordo com o que desejam averiguar.

O chefe do Serviço de Sanidade do Ministério da Agricultura no Estado (Mapa/RS), Bernardo Todeschini, explica que as equipes dos governos estadual e federal estarão à disposição dos europeus para esclarecer qualquer questão com relação à legislação ou aos animais.
O grupo de seis técnicos europeus que chegou ao Brasil no dia 2 se dividiu em dois grupos para percorrer o país. Na semana passada, foram visitados frigoríficos e propriedades em São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, as avaliações foram dentro do esperado.

"Acreditamos que no Rio Grande do Sul também será assim." Segundo Kroetz, a missão vem ao país sempre no início do ano para auditar e conferir se as normas de rastreabilidade estão sendo cumpridas. A última vez que os europeus estiveram no Estado foi em janeiro de 2009.
No roteiro deste ano, estão previstas visitas a seis dos nove estados habilitados a exportar para a UE. Até o dia 15, eles ainda irão a Minas Gerais e Goiás. Após as visitas, avaliação preliminar deve ser apresentada ao Mapa.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário: