sexta-feira, 16 de abril de 2010

Argentina terá dificuldade para cumprir a cota Hilton

Segundo as previsões dos principais frigoríficos exportadores, das 16.800 toneladas que ainda faltam ser enviadas da Cota Hilton, somente poderão ser enviadas cerca de 8.500 toneladas pela demora da Oficina Nacional de Controle Comercial Agropecuário (ONCCA) em oficializar a resolução do concurso que outorgava 60% da cota.

Embora a ONCCA garanta que está cumprindo os prazos estabelecidos, várias associações de produtores indicam que será impossível chegar a enviar a cota pela escassa disponibilidade de gado e porque restam apenas 53 dias para realizar os envios, que devem ser feitos antes de 5 de junho para que cheguem à União Europeia (UE) antes de 30 de junho.

Uma opção que sobra para que as empresas não deixem de cumprir com os envios ou descumprirem com o mínimo volume possível são os envios aéreos, mas com um custo de até cinco vezes mais do que por via marítima. Essa possibilidade somente poderá ser adotada por grandes empresas.

Outra grande dificuldade dos frigoríficos argentinos são os conflitos com os funcionários das plantas, já que a maioria das empresas exportadoras tem sérios inconvenientes com seu pessoal e muitos deles estão fechados há mais de um mês por causa disso.
Nesse contexto, o secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, reportou às empresas que têm direito à cota Hilton que têm até o último dia para realizar os envios e cumprir com a cota, evitando sacões na próxima distribuição da cota de 2010-2011.

FONTE: A reportagem é do Infocampo, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: