sexta-feira, 30 de abril de 2010

EUA: economista prevê preços recordes da carne bovina

Os preços da carne bovina poderão atingir valores recordes nessa primavera e verão nos Estados Unidos, ultrapassando o terceiro trimestre de 2008, quando o preço médio da carne bovina no varejo atingiu o recorde de US$ 9,83 por quilo, de acordo com o economista da Universidade Purdue, Chris Hurt.

Em seu relatório semanal de previsões, Hurt disse que os varejistas reduziram suas margens para manter os preços da carne bovina baixos até agora nesse ano. Enquanto os preços da carne bovina no varejo caíram em 10 centavos por libra (22 centavos por quilo) no primeiro trimestre do ano, as margens varejistas caíram em 20 centavos por libra (44 centavos por quilo).

Hurt disse que essa situação não deverá continuar, de forma que os varejistas aumentarão os preços em breve. "Considerando a recuperação econômica fraca, a demanda dos consumidores pode não ser tão boa nesse verão com preços recordes da carne bovina", disse Hurt.
Ele disse que existe uma série de fatores pressionando para cima os preços da carne bovina: a economia mundial continua se recuperando, as ofertas de carnes vermelhas estão baixas, as exportações estão fortes.

De fato, a produção de carne bovina dos Estados Unidos caiu 1% até agora nesse ano, à medida que as maiores taxas de abate foram mais que compensadas pelos menores pesos dos animais. Além disso, os consumidores dos Estados Unidos e internacionais estão competindo por ofertas reduzidas de carnes à medida que se sentem mais confiantes com relação à economia global. Nos primeiros dois meses de 2010, as exportações de carne bovina dos Estados Unidos aumentaram em 24%, enquanto as importações caíram em 23%, resultando em uma redução de 5% nas ofertas per capita de carne bovina no país.

Hurt previu que os preços da carne bovina no varejo permanecerão fortes durante o ano, mas atingirão seu pico nessa primavera, quando as ofertas estarão em seu menor nível.

FONTE: A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: