terça-feira, 6 de abril de 2010

MT quer status de livre de febre aftosa sem vacinação


O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, informa que o pedido será encaminhado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é o responsável por fazer o teste que detecta a total ausência do vírus que causa a doença e decreta o novo status.
As vantagens desse status, segundo Prado, são que o produtor vai economizar com vacina (só no ano passado foram gastos R$ 40 milhões), não terá mais o trabalho do manejo do gado com a vacinação e ainda terá a possibilidade de acessar outros mercados consumidores que são mais rigorosos na comercialização, com restrição ao gado vacinado.
Nesta quinta-feira entra em funcionamento o Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa) e sua primeira atividade, segundo Rui Prado, que também é presidente da entidade, será pedir a decretação de Mato Grosso como livre da febre aftosa sem vacinação. Prado aponta que o Estado tem todas as condições de ser bem sucedido e lembra que há 16 anos Mato Grosso não tem foco da doença. Nesse processo, o Mapa decreta o novo status e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) ratifica. Recentemente, o Estado do Paraná também solicitou a condição de livre sem vacinação.
Mato Grosso em Foco
FONTE: AGROMUNDO

Nenhum comentário: