sexta-feira, 30 de abril de 2010

Novo formato de compra e venda de boi gordo é lançado em SP

Parceria entre Lance CampoNews e Assocon foi anunciada nesta quinta, 29
O novo sistema funcionará pela internet e foi apresentado pelo presidente da Assocon, Ricardo Merola; o diretor executivo da entidade, Juan Lebron, Luiz Ricardo Queiroz, diretor da 3T Media Solutions, empresa do grupo Traffic/TV TEM e Rodrigo Zobaran, coordenador de negócios do Lance Campo News.
O leilão virtual oferecido pelo Lance Campo News é uma maneira inovadora de compra e venda de animais em todo o País. “O sistema pode ser operado pelo pecuarista ou através do seu corretor e pode ser acessado de qualquer computador com internet, garantindo ao pecuarista e ao frigorífico acompanhar as negociações de qualquer ponto. Todo o sistema é balizado por um contrato, que mantém esta negociação garantida”, explica Ricardo Merola.

Para participar das negociações é necessário fazer um breve cadastro com informações que detalhem a fazenda, o lote e preço mínimo e de arremate dos animais. “O sistema tem um cadastro que bloqueia qualquer ação quando as informações necessárias não são preenchidas”, garante Rodrigo Zobaran.
Para certificar as informações disponíveis durante as negociações foi contratada uma empresa alemã que fará auditorias dos animais colocados a venda. O sistema é inovador no mercado de boi gordo nacional. Segundo Zobaran, “esta empresa atua como uma terceira parte, trabalhando de forma imparcial para garantir transparência e credibilidade nas relações entre pecuaristas e os frigoríficos. As auditorias nas fazendas será realizada por amostragem, certificando a negociação”.
Entre os quesitos necessários no preenchimento do cadastro, há um item interessante para o pecuarista. “Quando se faz a descrição do lote, como tempo de confinamento, peso, também há a possibilidade de selecionar se o animal está apto para negociação com o mercado europeu (Lista Trace). Neste caso, o produtor pode receber de R$ 3 a R$ 10 por arroba pagos pelo prêmio Europa”, exemplifica Juan Lebron, diretor executivo da Assocon.
Outro ponto chave da nova ferramenta é a informação precisa da localização dos animais, permitindo aos frigoríficos calcular o frete e compor com precisão o preço que podem pagar por cada lote. De acordo com o diretor da 3T Media Solutions, Luiz Ricardo Queiroz, "um dos grandes
benefícios do sistema são as informações fidedignas que são eterminantes para o processo decisório dos frigoríficos”.

A ferramenta do sistema apresentada para comercialização de boi ou vaca prontos para o abate traz benefícios tanto para os frigoríficos como para os pecuaristas. O leilão funcionará semanalmente todas às quartas-feiras, assim há tempo para os frigoríficos programarem suas compras. Às terças, os frigoríficos terão acessado os lotes que serão disponibilizados para análise, sendo um tempo precioso para calculo de frete, análise de preço e logística. Na quarta, às 10h, o leilão será iniciado com tempo definido para terminar.
Após fechado o negócio, há um formato que garante o pagamento correto do valor do animal por arrobas, desde a compra até o embarque. “Entre o fechamento do negócio e o embarque temos um número determinado de dias, geralmente uma semana. Dispomos de uma camara neutra de compensação para os negócios realizados a vista, com o comprador realizando o pagamento 90% do valor negociado, sendo o restante pago após a pesagem dos animais”, explica o diretor executivo da Assocon.
Há no Brasil cerca de 1 mil frigoríficos inspecionados municipais e estaduais, muitos destes aptos a operar no mercado internacional. O presidente da Assocon ressalta que, “nesse leilão a transparência será tão grande que o pecuarista poderá acessar toda a gama de frigoríficos e escolher para quais deseja vender”, finaliza Merola.
A partir do lançamento do Lance Campo News, os organizadores iniciam um trabalho de divulgação e levantamento junto à cadeia pecuária, que deve iniciar a compra e venda neste novo formato em meados de junho, durante a Feicorte 2010.

FONTE: CAMPO NEWS

Nenhum comentário: