quinta-feira, 1 de abril de 2010

Primeira etapa da campanha contra febre aftosa começa em seis estados

Os produtores rurais dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima começam a vacinar todo o rebanho contra a febre aftosa nesta quinta-feira (01/04).
A expectativa é que sejam imunizados 5,6 milhões de bovinos e búfalos até o fim abril. Em Mato Grosso do Sul, apenas os animais da Zona de Alta Vigilância (ZAV) devem receber a vacina. A 1ª etapa da campanha em Rondônia começa em 15 de abril e segue até 15 de maio.
Situação - Hoje, 15 estados e o Distrito Federal estão livres de febre aftosa com vacinação: Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Centro-Sul do Pará (44 municípios). Já o Amazonas tem dois municípios livres com vacinação (Boca do Acre e Guajará). O Estado de Santa Catarina é o único considerado livre de febre aftosa sem vacinação e Roraima e o norte do Pará estão classificados como de alto risco. O Brasil tem 180 milhões de bovinos e búfalos em zona livre de aftosa, o que representa 89% do rebanho nacional.

Kelly Beltrão
FONTE: www.agricultura.gov.br

Nenhum comentário: