quinta-feira, 29 de abril de 2010

Vacinação contra aftosa começa em 20 estados e no DF neste sábado

Brasília - Bois e búfalos de 20 estados e do Distrito Federal serão imunizados contra a febre aftosa, a partir deste sábado (1º), na primeira etapa da campanha de vacinação de 2010. Após a aplicação das doses, os produtores rurais devem comprovar a vacinação, nas agências de defesa agropecuária dos estados.
Deve ser vacinado todo o rebanho do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins e do Distrito Federal. No Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná e São Paulo serão imunizados apenas os bovinos e búfalos com até 24 meses de idade. Em Rondônia, a campanha, que teve início em 15 de abril, termina em 15 de maio. Em Mato Grosso do Sul, os produtores do Pantanal que optaram pela vacinação em maio devem imunizar todo o rebanho e, na região do Planalto, apenas os animais com menos de dois anos.
O rebanho brasileiro é composto por 204 milhões de bovinos e pouco mais de um milhão de búfalos. Nesta etapa da campanha, 153,7 milhões de animais devem ser vacinados. No ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento registrou cobertura vacinal média superior a 97%, em todo o País.
O secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, lembra que a vacinação é obrigatória, no período estabelecido pelo calendário oficial, e fundamental na prevenção da doença.
Confira o calendário da Campanha Nacional de Vacinação de Febre Aftosa 2010.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Autor: Leilane Alves

Nenhum comentário: