terça-feira, 4 de maio de 2010

Carnes: Mato Grosso reduz imposto para gado em pé

Aprovação da lei aumenta a competição pelo boi

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou na última sexta-feira, 30 de abril, a Lei nº 9.349, que autoriza a redução de 7% para 4% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída interestadual de gado em pé em todos os municípios mato-grossenses.
No ano passado, por reivindicação do setor, o governo estadual aprovou uma medida provisória que vigorou entre abril e setembro. Ainda assim a medida reduzia o ICMS de 7% para 3,5% apenas para os criadores da região nordeste de Mato Grosso, a mais afetada com o fechamento de frigoríficos.
Para Luciano Vacari, superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a iniciativa mostra sensibilidade por parte do governo de Mato Grosso e dos deputados estaduais, que entenderam a necessidade de tornar o setor mais competitivo. Segundo a Acrimat, um levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostrou que o impacto da redução do imposto foi grande. A comercialização do gado em pé para outros Estados, que em janeiro do ano passado era de 1.288 cabeças, passou para 14.326 cabeças em agosto. No último mês do beneficio, em setembro do ano passado, foram comercializados 13.561 cabeças. Após o fim do incentivo, o envio de animais para outros Estados caiu 41%.
Na opinião do pecuarista Marcos da Rosa, presidente da Comissão de Pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), "a redução do ICMS vai tirar a pressão nos preços promovida pela concentração de poder dos frigoríficos em algumas regiões". Ele acredita que entrada de frigoríficos de outros estados em busca do gado mato-grossense contribuirá para que preço ao produtor seja mais equilibrado.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: