terça-feira, 25 de maio de 2010

CLIMA PROGNÓSTICO PARA O RIO GRANDE DO SUL

MAIO/JUNHO/JULHO DE 2010

Com a tendência de enfraquecimento das anomalias positivas do Pacifico Equatorial Central e a expansão da área de anomalias negativas no Pacifico Leste, associadas a também expansão das anomalias negativas do Oceano Atlântico Sudoeste (litoral da Argentina), espera-se redução no padrão da chuva para os próximos meses.
A análise detalhada dos modelos estatísticos (CPPMet/UFPel) indicam precipitações pouco a baixo do padrão climatológico para os próximos meses. Para o mês de maio (Figura 2) a tendência mostra precipitação pouco abaixo na maior parte do Estado. Para junho (Figura 3) os modelos apontam para precipitação pouco abaixo no centro, sul e oeste. Em julho (Figura 4) a tendência é de precipitação abaixo do padrão em todo o Estado.
Espera-se ao longo deste trimestre grandes variações nas temperaturas mínimas. Os modelos regionais apontam para o mês de maio (Figura 5) valores de temperatura mínima mensal pouco acima do padrão climatológico na metade norte do Estado. Em junho (Figura 6) os modelos apontam para padrões pouco abaixo do padrão, especialmente no oeste do Estado. Em julho (Figura 7) a tendência é de predominar temperaturas abaixo do padrão em todo o Estado.
As temperaturas máximas também apresentam variações semelhantes às temperaturas mínimas. Para o mês de maio (Figura 8) os modelos mostram temperaturas máximas mensais pouco acima do padrão no nordeste e próximo nas demais regiões. Para os meses de junho e julho (Figuras 9 e 10) a tendência é predominar temperaturas máximas abaixo do padrão climatológico, especialmente em julho.
Obs: Os valores das isolinhas nas Figuras 2, 3 e 4 correspondem aos valores médios climatológicos (mm) e as escalas de cores as classes de anomalias previstas (mm). As Figuras de 5 a 10 representam as médias climatológicas das temperaturas mínimas e máximas (ºC) e suas respectivas anomalias previstas (ºC).

Participantes:
Julio Marques – CPPMET/UFPEL (jmarques_fmet@ufpel.edu.br)
Gilberto Diniz – CPPMET/UFPEL (gilberto@ufpel.edu.br)
Solismar Damé Prestes - 8º DISME/INMET (solismar.prestes@inmet.gov.br)
Flávio Varone – 8º DISME/INMET (flavio.varone@inmet.gov.br)
A previsão contida nesse boletim é baseada no comportamento climático observado nos últimos meses, em Modelos Estatísticos de Previsão Climática desenvolvidos para o Rio Grande do sul e dados obtidos junto ao INMET e NOAA.O uso das informações contidas nesse boletim é de completa responsabilidade do usuário.

Nenhum comentário: