terça-feira, 25 de maio de 2010

Exportação Halal de carne bovina

Os produtos Halal (preparados de acordo com as regras islâmicas) representam um mercado que movimenta cerca de US$578 bilhões por ano, com taxa de crescimento acima de 15% e tem 2 bilhões de consumidores pelo mundo. São informações da Central Islâmica Brasileira de Alimentos Halal.
Em se tratando das exportações de carne bovina do Brasil, os países islâmicos estão cada vez mais representativos. Do volume de carne exportado pelo Brasil entre janeiro e abril (dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), cerca de 35% foi destinado aos países de maioria islâmica, seguindo as normas do abate Halal.
Esse mercado promissor fez com que a maioria dos frigoríficos exportadores adaptassem suas atividades para atender as normas exigidas por essas nações. Segundo as exigências das embaixadas dos países islâmicos, o abate Halal deve ser realizado em separado do não-Halal, sendo executado por um muçulmano mentalmente sadio, conhecedor dos fundamentos do abate de animais no Islã.
As normas a serem seguidas incluem o abate de animais saudáveis (em perfeitas condições físicas e aprovados pelas autoridades sanitárias), sendo necessário dizer a frase “Em nome de Alá, o mais bondoso, o mais Misericordioso” antes do abate. Os equipamentos e utensílios utilizados são próprios. A faca deve ser bem afiada, para permitir uma sangria única que minimize o sofrimento do animal.
O corte deve atingir a traquéia, o esôfago, artérias e a veia jugular, para que todo o sangue seja escoado e o animal morra sem sofrimento. Além disso, o produto deve estar devidamente rotulado, com informações como nome, SIF, endereço do fabricante, importador, distribuidor, etc.
No Brasil, existem cerca de 70 unidades frigoríficas certificadas para o abate Halal, que exportam para os países muçulmanos.

FONTE: PANTANALNEWS

Nenhum comentário: