sábado, 15 de maio de 2010

Lula defenderá cota para exportação de carnes à Rússia

Na pauta comercial da viagem à Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai defender que o Brasil tenha uma cota individual para a exportação de carnes. Hoje, o Brasil integra a categoria de “outros países” e pleiteia uma cota exclusiva, conforme informou o chefe do Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, Norton Rapesta.
Ao contrário do Brasil, Estados Unidos e União Europeia já possuem essas cotas para exportação de carne de frango, suína e bovina. O Brasil entende que tem direito a mais espaço por ser o maior fornecedor de carne bovina para a Rússia. O País considera-se prejudicado por não ter acesso ao mercado e sofrer maior concorrência. “Ele falará certamente sobre isso com o (presidente russo, Dimitry) Medvedev”, disse Rapesta a jornalistas. “Queremos uma cota só nossa. Somos os maiores fornecedores”, justificou.
Lula participa no sábado do encerramento do encontro empresarial entre os dois países, com o objetivo de dobrar o comércio bilateral, que sofreu uma queda 40% por causa da crise, e também diversificar as exportações, hoje concentradas em produtos alimentícios. “Queremos mostrar que temos outras coisas para oferecer novos produtos. Não podemos ficar só na exportação de carne e importação de petróleo”, disse Norton Rapesta, citando que o Brasil quer exportar tecnologia agrária e bioenergia, por exemplo, enquanto a Rússia pode oferecer material de defesa, transportes, aeroespacial e até nuclear. “Precisamos mudar este patamar de investimentos que é considerado muito baixo.”

Fonte: Jornal do Comércio (RS)

Nenhum comentário: