quinta-feira, 6 de maio de 2010

Marcelo Costa: devemos ter preço firme no 2º semestre

Conversamos com Marcelo Costa, corretor de mercado agrícolas da Socopa, no Seminário Perspectivas para o Agribusiness 2010/2011, realizado ontem (04/05) pela BM&FBovespa, a respeito do mercado do boi gordo. Confira abaixo alguns trechos desta entrevista e assista o vídeo compelto.

"Em outubro do ano passado, quando o mercado ainda vinha sofrendo com a crise mundial, houve uma oferta adicional de animais confinados levando a arroba do boi gordo a testar os preços mínimos do ano. Depois disso a oferta foi diminuindo gradualmente, que somada ao aquecimento da economia e a condição mais favorável das pastagens, fez com que o mercado pegasse uma tendência de alta no início de 2010".

"Agora a situação climática se alterou um pouco, os pastos começaram a secar e houve uma oferta adicional de animais para o abate fazendo os preços se estabilizarem".

"Como viemos de um processo de alta, é natural que o preço da arroba volte um pouco. Mas por hora acredito que o mercado está apenas se estabilizando, por conta de uma oferta maior de boi de pasto. Uma situação natural".

"Os preços do bezerro estão subindo, tornando a reposição cada dia mais difícil".

"Os fatores que estimulam ou não a atividade de confinamento são: o preço da reposição, o preço da comida e a curva de preços futuros da BM&F. A reposição ainda está bastante complicada. O segundo fator é favorável ao confinamento, já que os preços dos grãos estão acessíveis. Quanto aos preços da BM&F, já tivemos preços em torno de R$ 89,00/@ para outubro, que deve ter animado o confinador a investir na engorda durante a entressafra".

"Não vejo uma situação como a de anos passados, com preços ascendentes no primeiro semestre e descendentes no final do ano. Devemos ter preços firmes no segundo semestre".

Veja a entrevista: http://www.beefpoint.com.br/marcelo-costa-devemos-ter-preco-firme-no-2-semestre_noticia_62572_15_166_.aspx

FONTE: BEEFPOINT

Nenhum comentário: