domingo, 9 de maio de 2010

Petróleo por carne

Nos próximos dias 13 e 14, o Presidente Lula visita Moscou, depois segue para Teerã
Entre os maiores clientes da carne bovina brasileira, estão países com renda advinda sobretudo da exportação de petróleo e gás. No primeiro trimestre de 2010, a Rússia comprou 25% de nossa exportação bovina, Irã 20%, Venezuela 5,5%, Argélia 4,5% e Arábia Saudita 3,1%. É um dado relevante para a visita próxima do Presidente Lula à Rússia, entre 13 e 14 deste mês, e ao Irã, a partir de 15.
Se Israel mais os EUA resolverem detonar o Irã, ou se o Conselho de Segurança da ONU aprovar sanções econômicas que incluam alimentos, nossas exportações de carne bovina sofrerão redução drástica. Somos os maiores exportadores de carne bovina do mundo, bem à frente do segundo lugar, que é a Austrália; e é brasileiro o maior grupo empresarial do mundo produtor e exportador de carne bovina.
É, portanto, do total interesse do Governo brasileiro o que acontece no Irã e Oriente Médio como um todo. Se, na Rússia, a visita presidencial contribuirá para o aprofundamento de uma relação de amizade, respeito e cooperação em número crescente de setores, no Irã poderá ter papel decisivo na história dessa primeira metade do século XXI.
Embora sem o forte conteúdo político da visita a Teerã, a visita a Moscou pode fazer avançar importantes tópicos da agenda bilateral, como, por exemplo, o trânsito de pessoas. Em novembro de 2008, foi assinado acordo de isenção de vistos para visitas de até três meses de russos ao Brasil e brasileiros à Rússia. Os trâmites internos para o acordo entrar em vigor já foram cumpridos na Rússia e deverão sê-lo no Brasil possivelmente para anúncio durante a visita presidencial.
Se não é um evento midiático, como será o encontro com Ahmadinejad, a entrada em vigor desse acordo de vistos terá um impacto extraordinariamente dinamizador no relacionamento Brasil-Rússia, pois facilitará o ir e vir das pessoas, que são, no final das contas, a força motriz das relações internacionais.

FONTE: REVISTA AMANHÃ

Nenhum comentário: