segunda-feira, 17 de maio de 2010

Preço do boi gordo variou na mesma intensidade que a receita do frigorífico desde 2007

A Scot Consultoria acompanha, além dos preços do boi gordo, a receita do frigorífico apurada com a venda de todos os produtos derivados do boi gordo no mercado interno, incluindo a carne desossada (equivalente Scot Desossa).

Desde 2007, o preço da arroba (principal custo do frigorífico) variou em patamar bastante semelhante à receita com a venda de todos os derivados e subprodutos do processo industrial do boi gordo, conforme pode ser observado na figura 1.




Observe que em alguns momentos a variação do preço do boi gordo foi além da receita do frigorífico (especialmente em meados de 2008, quando a cotação da arroba atingiu os maiores valores dos últimos anos), mas de maneira geral, os valores da matéria-prima e da receita das indústrias têm sido equilibrados desde 2007.

Portanto, considerando o mercado de São Paulo, as margens dos frigoríficos têm se mantido estáveis nos últimos anos. Como neste cálculo existe somente a comparação dos preços, sem inclusão do custo, as variações no custo de produção desde maio de 2007 podem ter sido fatores determinantes para o sucesso dos resultados das indústrias.

FONTE: SCOT CONSULTORIA

Nenhum comentário: