sexta-feira, 28 de maio de 2010

Uruguai: crise não afeta exportações de carne

O presidente do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), Alfredo Fratti, disse que o atual momento para o mercado de carne é bom e não acha que a crise da Europa afetará as exportações de carne uruguaias.
"Como país, estamos muito bem localizados. Não deixamos de usar os mercados que temos, portanto, até hoje isso que alguns analistas dizem sobre crise e problemas não se refletiu".
Ele disse que há um mercado firme de carne, demandante e em crescimento. "Estamos atentos ao que pode ocorrer no dia de amanhã, mas ninguém pode saber. Há problemas com o dólar, com o euro, mas isso não pode ser visto isoladamente. É necessário ver a totalidade dos fatores. Na última vez que estivemos na Rússia, vimos um país praticamente recuperado da crise de 2008. Acabamos de receber um empresário alemão que quer abrir um restaurante temático em pleno centro de Berlim e começar a importar carne fora dos operadores atuais, querendo abrir um escritório na Alemanha para vender essa carne. Enquanto alguns falam de queda de mercados, nós vemos gente que quer investir nesses mesmos mercados. Já não vejo nuvens no horizonte".
Ele destacou como outro sintoma de estabilidade a demanda forte e constante por parte dos frigoríficos. "Há uma avidez tremenda da indústria por abater os animais, o que quer dizer que tem lugar onde colocá-los. Os principais operadores que são os frigoríficos estão comprando gado e ninguém compra muito de algo que pensa que pode baixar a qualquer momento".

FONTE: Observa.com.uy, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: