quinta-feira, 24 de junho de 2010

Aftosa: Equador suspende exportação de carne

O Equador suspendeu as exportações de carne por causa de um foco de febre aftosa que afeta 11 das 24 províncias do país,informou a entidade equatoriana de controle agropecuário.
"Se o Equador não erradicar essa doença, não podemos exportar produtos de origem animal nem subprodutos. Por isso, está completamente proibida a exportação", disse o porta-voz da Agência de Garantia de Qualidade do Agro (Agrocalidad), Alejandro Sáenz. Segundo o funcionário, entre janeiro e maio desse ano, foram registrados 36 focos de contágio, onde há 3.851 bovinos, dos quais 580 estão doentes e oito morreram.
"A Agrocalidad tomou a precaução de isolar os estabelecimentos. Nossos funcionários tomaram medidas sanitárias de isolamento do lugar, vacinação e desinfecção". Sáenz disse que, das 11 províncias infectadas, estão em quarentena Orellana, Cotopaxi, Imbabura, Manabí, Pichincha e Santo Domingo. Nessa regiões, está proibida a movimentação de gado.
No Equador há 4,5 milhões de bovinos, dos quais 61% têm sido vacinados semestralmente. "A porcentagem de vacinação é baixa, o problema é que os pecuaristas não estão fazendo. É por isso que estamos realizando uma intensa campanha de vacinação".

FONTE: Agence France-Presse (AFP), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: