quarta-feira, 30 de junho de 2010

Bahia anuncia grande exposição agropecuária em agosto

Está confirmada para acontecer nos dias 7 a 15 de agosto de 2010, no Parque de Exposições de Salvador, um dos maiores eventos da agropecuária da Bahia, agora organizado pelas associações dos criadores das principais raças de cavalos, bovinos, caprinos e ovinos do Estado. A decisão foi tomada durante reunião entre o secretário estadual da Agricultura e os presidentes das associações de criadores.

Estiveram presentes à reunião os presidentes da Associação Baiana de Criadores de Nelore (ABCN), Associação Baiana de Criadores de Girolando (ABCG), Núcleo Bahiano dos Criadores de Cavalo Mangalarga Machador, Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga (ABCCM) - Núcleo Bahia, Núcleo Baiano de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (NBCQM), Associação de Criadores de Cavalo Campolina da Bahia (ACCBA), Núcleo Gir da Bahia (NGB), Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), Núcleo dos Criadores de Simental e Simbrasil da Bahia, Núcleo de Criadores de Guzerá da Bahia e Sergipe e Associação Baiana dos Criadores de Charolês.

Um grupo de trabalho, formado pelos presidentes das associações, está com a responsabilidade de organizar o evento. "Nós vamos fazer um grande evento, uma exposição da pecuária como nunca foi feita no Estado", disse o presidente da Associação dos Criadores de Mangalarga, Renato Passini, falando em nome do conjunto das associações.

Os presidentes das entidades asseguraram ao secretário da Agricultura que nenhum dos prestadores de serviços será prejudicado, nem haverá redução de postos de trabalho. "Pelo contrário. Como pensamos em fazer um evento de maior envergadura, vamos com certeza gerar maior número de empregos", disse Passini.

"Essa decisão é muito importante e nós a apoiamos", disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), João Martins da Silva Júnior, ao tomar conhecimento. Para Almir Lins, presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), "a decisão de realizarmos um grande evento mostra a união da pecuária baiana. O governo, através da Seagri, tomou a decisão certa, ficando ao lado da agropecuária".

Este pensamento é compartilhado por Renato Passini, presidente da Associação dos Criadores de Mangalarga, que ressalta a coragem e visão do secretário da Agricultura. "A Seagri foi justa ouvindo a reivindicação das associações de criadores, que representam seus associados". Os presidentes das associações asseguraram que "vamos realizar um evento como nunca aconteceu aqui".

Para o secretário da Agricultura, a visão da Seagri é de fortalecer as associações, apoiando um segmento importante no desenvolvimento do Estado. Salles lembrou ainda que o Parque de Exposições, além de ser um patrimônio do Estado, é a casa da agropecuária baiana.

Durante a reunião, as associações perguntaram pelo projeto de modernização do Parque de Exposições apresentado ao governador há cerca de três meses em evento realizado na Seagri. De acordo com o secretário, trata-se na verdade de um anteprojeto, que está sendo analisado e aperfeiçoado. O anteprojeto prevê um espaço multiuso, com área para feiras e exposições e arenas para a realização de eventos culturais e musicais, incluindo a implantação de um centro administrativo da agropecuária, onde deverão estar a secretaria da Agricultura e os órgãos a ela vinculados.

FONTE : Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia

Nenhum comentário: