terça-feira, 1 de junho de 2010

Campanha da aftosa é encerrada em 21 estados e no DF

Terminou, nesta segunda-feira (31), a primeira etapa da campanha de vacinação de bovinos e búfalos contra a febre aftosa no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Os produtores rurais dessas regiões tiveram todo o mês de maio para imunizar o rebanho, estimado em 153 milhões de animais.
No Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná e São Paulo apenas os bois e búfalos com até 24 meses de idade precisaram ser vacinados nesta etapa. Em Mato Grosso do Sul, os produtores do Pantanal puderam optar pela vacinação em maio de todos os bois e búfalos e, na região do Planalto, a dose foi obrigatória apenas para os animais com menos de dois anos. Nos outros estados, a campanha foi direcionada a todo o rebanho. No ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) registrou cobertura vacinal média superior a 97% na etapa equivalente a esta.
A vacinação dos animais é uma das estratégias que o Ministério da Agricultura adota para obter reconhecimento de todo o País como área livre de febre aftosa com vacinação até o final deste ano.

Publicidade - O Brasil rumo ao título de País livre da febre aftosa é o lema da campanha do Ministério da Agricultura que está sendo veiculada em emissoras de televisão e rádio, revistas e pela internet. A campanha de utilidade pública, com alcance em todo território nacional, utiliza a linguagem universal do futebol e mostra que o Brasil conhece as regras do jogo que envolve a prevenção, manutenção e ampliação de áreas livres de febre aftosa.
Em filme de 30 segundos e peças impressas bois a vacas vestidos com uniforme da seleção brasileira chamam atenção para a importância de mais uma vitória do País que busca a erradicação da doença em todo o seu território. As peças da campanha serão exibidas até o próximo dia 4 de junho em canais de TV aberta, por assinatura e comunitária; rádios das capitais e no interior; revistas de circulação nacional e especializadas; e em portais, sites e links patrocinados.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Autor: Leilane Alves

Nenhum comentário: