sexta-feira, 4 de junho de 2010

Emater/RS - Ascar, 55 anos no coração dos gaúchos

A sociedade gaúcha comemorou nesta semana o surgimento da Extensão Rural no Rio Grande do Sul. Em 02 de junho de 1955 nascia a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), com o objetivo de promover o desenvolvimento da agricultura e o bem-estar das populações do meio rural. Em 1977, a Ascar passa a atuar juntamente com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS). As duas Instituições são sociedades civis de direito privado, sem fins lucrativos. Com a denominação conjunta Emater/RS-Ascar, as duas entidades executam, a partir de então, as atividades oficiais de Assistência Técnica e Extensão Rural no Rio Grande do Sul.
A Instituição criou identidade no meio rural e hoje é referência de qualidade em extensão rural, honrando com seus compromissos e cumprindo a missão de semear ideias para colher alimentos. Para a presidenta da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Águeda Marcéi Mezomo, a trajetória foi construída graças à dedicação dos profissionais, que colocam em ação as políticas públicas do Governo do Estado e se dedicam de corpo e alma pela causa extensionista.
A Instituição atende às demandas diárias do público, formado por agricultores familiares, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas, assentados, um contingente superior a 280 mil famílias de assistidos. É no coração de 496 municípios que pulsa a atuação transversal do Serviço de Extensão Rural, em parceria com o Governo do Estado, revigorada pelo convênio com as prefeituras, fertilizando o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Rio Grande do Sul. As informações são de assessoria de imprensa.

FONTE: Agrolink

Nenhum comentário: