quinta-feira, 24 de junho de 2010

Exportações norte-americanas de carne bovina se recuperam

No começo de 2010, as expectativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontavam um crescimento próximo a 7% nas exportações norte-americanas de carne bovina. No entanto, os resultados até agora mostram que as vendas externas podem crescer mais.
Nos primeiros quatro meses de 2010 as exportações cresceram 26% na comparação com o mesmo período de 2009. Somente em abril, comparando 2009 com 2010, houve aumento de 30% nas vendas.
A expectativa é que as exportações se mantenham firmes no restante do ano, com possibilidade de alcançar alta de 10% em relação aos resultados de 2009.
Até 2003, os Estados Unidos exportavam quase 1,1 milhão de toneladas equivalente carcaça (tec), com uma representativa participação no mercado internacional. Mas a partir de 2004, com a ocorrência de vaca louca no país, as exportações caíram significativamente.
Desde então, os Estados Unidos vem realizando um trabalho para recuperar a condição sanitária e voltar a exportar os volumes anteriormente observados. Ano a ano, o país volta a conquistar sua parcela no mercado, estando atualmente muito próximo ao volume anterior à ocorrência da vaca louca.

FONTE: Pantanal News

Nenhum comentário: