quarta-feira, 30 de junho de 2010

Manejo adequado do rebanho diminui perdas e aumenta produtividade

Tema será abordado durante o Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas, em Jaboticabal (SP).
Melhoria do bem-estar dos animais, melhores condições de trabalho, diminuição das perdas e maior produtividade: esses são os principais resultados de um manejo adequado e eficiente. A interação com os bovinos e a preocupação em desenvolver e adotar novas técnicas de manejo são fatores importantes para o bom desenvolvimento do rebanho.
Esse será um dos temas abordados pelo professor Mateus Paranhos, especialista em Comportamento Animal, durante o módulo 1 do curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas - Qualidade na Produção Animal. O treinamento é promovido pela Universidade do Boi e da Carne e acontece entre os dias 21 a 23 de julho, na FAI, uma fazenda modelo de práticas de bem-estar animal, localizada em Jaboticabal (SP).
Além do professor Paranhos, o curso vai contar com palestras ministradas por William Koury Filho, Doutor em Produção Animal pela Universidade de São Paulo e jurado efetivo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); Rodrigo Almeida, especialista em Nutrição Animal pela Universidade Federal do Paraná; José Bento Ferraz, Mestre e Doutor em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e Lucas Ferriani, Mestre em Melhoramento Genético.
Neste primeiro módulo os assuntos a serem abordados são: fisiologia do crescimento animal; contribuição dos métodos de seleção para a produção de carne de qualidade; influência da nutrição no desenvolvimento e na terminação de carcaças; padrão ideal de um bovino produtor de carne; noções básicas de bem-estar animal; manejo sanitário; práticas de apartação e manejo no curral; métodos de identificação de acabamento em animais in vivo e tendências de mercado para a valorização pela qualidade.

.[ As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3293-8900, pelo e-mail universidadedacarne@nelore.org.br ou no site www.nelore.org.br].
Universidade do Boi e da Carne - A Universidade do Boi e da Carne é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e tem como objetivo capacitar e aperfeiçoar profissionais que atuam em fazendas, indústrias de insumos e frigoríficos, em nutrição animal, reprodução, genética e qualidade de carne.
.[Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas - Qualidade na Produção Animal, de 21 a 23 de julho, na FAI, Cidade: Jaboticabal/SP. Informações e inscrições: (11) 3293-8900 ou universidadedacarne@nelore.org.br Site: www.nelore.org.br].

FONTE: PORTAL FATOR BRASIL

Nenhum comentário: