terça-feira, 22 de junho de 2010

Pecuária sustentável é sinônimo de alta produtividade


Engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, Luis Gustavo Barioni, relaciona a capacidade produtiva dos sistemas à viabilidade da pecuária sustentável. A manutenção da produtividade aliada a índices zootécnicos adequados são essenciais para enfrentar os desafios desse novo contexto da atividade no Brasil e no mundo. Tema de palestra durante a edição 2010 da Feicorte, em São Paulo, a apresentação abordou restrições, alternativas, tecnologias, impactos socais, ambientais e tendências da exportação do produto interno.
Atuante na área de modelagem e simulação de sistemas da unidade, ele cita a integração lavoura-pecuária e a integração lavoura-pecuária-floresta entre as principais políticas públicas do Ministério da Agricultura, nesse sentido. Além de mitigar as emissões de gases de efeito estufa, as técnicas de recuperação direta de pastagens, nutrição, crescimento e fertilidade do rebanho integram também as recomendações para o sucesso econômico da prática em busca de novos mercados.
Dentro de um modelo eficiente, uma maior sustentabilidade ambiental é possível. Temos algumas tecnologias ligadas à reprodução como estação de monta, uso de ionóforos em rações de bovinos em terminação. A segunda questão é o respeito à legislação ambiental, áreas de preservação permanente, as bordas de rios, a construção de confinamento em lugares afastados do mananciais de água com uma distância mínima dos lençóis freáticos. Tudo isso promove a pecuária de modo sustentável tanto do ponto de vista local quanto global— explica.
Barioni destaca que a pecuária traz benefícios sociais, interiorizando riquezas em todos os locais do país. Associada à agricultura reduz o risco e é considerada uma forma de poupança para os pequenos produtores. Sendo assim, essas mudanças de atitude podem potencializar também as vantagens com relação à imagem da pecuária nacional junto à sociedade e aos mercados internacionais.
FONTE: Portal Dia de Campo

Nenhum comentário: