quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pela primeira vez, Argentina não cumprirá Cota Hilton

Agência Safras - Os rumores sobre o fato da Argentina não cumprir a Cota Hilton 28 mil toneladas de carne Premium vendidas à União Europeia foram confirmados ontem por funcionários argentinos.
Esta será a primeira vez desde que foi criado o convênio comercial, em 1979, que a Argentina não cumprirá um acordo de tanta importância. A situação gera preocupação tanto ao governo europeu quanto aos empresários. Das 28 mil toneladas de carne Premium que a Argentina deveria enviar à Europa, até o momento só foram vendidas 13.800 toneladas. Estima-se que até o dia 8 de junho, com muito esforço, o país atingirá 16 mil toneladas, um pouco mais de 50% da taxa.
O dado foi confirmado ontem por fontes oficiais em Bruxelas, afirmou o diário Ambito Financiero. Apesar da má notícia, os funcionários insistem que isso não causará problemas comerciais com a União Europeia, já que esta é a primeira vez na história que a Argentina não cumpre com as vendas.
O decreto para o ano que vem já saiu, e um funcionário argentino disse que está seguro de que não haverá problemas. Outro tema que preocupa na atualidade é o fechamento da importação de alguns alimentos por parte da Argentina.
Existem chamadas extraoficiais perguntando por que a Argentina não compra mais água ou pêssegos, mas oficialmente não há nenhuma queixa por parte da União Europeia.

FONTE: Revista Globo Rural

Nenhum comentário: