quarta-feira, 30 de junho de 2010

Planejamento e organização contribuem no combate às doenças no rebanho

Estruturar uma farmácia veterinária em propriedades rurais nem sempre é fácil, mas é muito importante para que se possa agir com rapidez no controle e tratamento de doenças que acometem os animais de uma hora para a outra. O melhor é planejar uma farmácia central para guardar o estoque de medicamentos, e outras farmácias menores, próximas aos currais para facilitar o transporte. Os medicamentos devem ser guardados em armários bem estruturados (não podem balançar), em locais arejados, protegidos da luz solar, ser de fácil higienização e com divisões, para facilitar a separação e limpeza. Cada tipo de produto deve estar em compartimento próprio identificado com etiquetas (ex: antibiótico para diarréia).

De acordo com a médica veterinária e gerente técnica da Ourofino Daniela Miyasaka, a farmácia deve ter um responsável que controla o estoque e a validade dos produtos. Na farmácia central também é necessário uma geladeira, para armazenar produtos que precisam ser conservados refrigerados (exemplo: vacinas contra clostridioses); um isopor para o transporte desses produtos e uma balança para a precisão de doses, evitando o desperdício.

Segundo a especialista, não devem faltar na farmácia antibióticos, antiinflamatórios, carrapaticidas, mosquicidas, bernicidas, vermífugos, soros, fortificantes, antitóxicos, antídotos, antissépticos e produtos para curativos como algodão, gaze, álcool, iodo e esparadrapo.

“A organização da farmácia é essencial para que as expectativas da produção pecuária sejam alcançadas. A ação previne acidentes, evita desperdícios, garante o tratamento adequado e a recuperação mais rápida dos animais”, afirma. As informações são de assessoria de imprensa.

FONTE: Agrolink

Nenhum comentário: