quinta-feira, 24 de junho de 2010

Protecionismo ou descuido?

Agora é a União Europeia que reclama da carne bovina brasileira. Em comunicado enviado ao Ministério da Agricultura, a Itália informa que encontrou traços de Ivermectina no produto do frigorífico JBS - o mesmo problema que levou o Brasil a suspender as vendas de carne industrializada para os Estados Unidos. Ainda não é o caso de medidas extremas, porque não ultrapassou os limites internacionais, mas acende uma luz amarela.
A Ivermectina é um vermífugo largamente utilizado na criação de gado bovino. Só que é preciso certos cuidados. Depois de administrar o remédio, pecuaristas e frigoríficos tem que esperar entre 30 e 90 dias para abater o animal. Caso contrário, ainda restarão traços da Ivermectina no produto. E obviamente ninguém quer comer carne com vermífugo.
Quando os americanos detectaram o problema pela primeira vez nas plantas do Bertin, que foi comprado pelo JBS (maior frigorífico do mundo), houve todo o tipo de desconfiança no Brasil. Altos funcionários do governo e empresários reclamavam que os EUA tinham mudado o sistema de detecção da Ivermectina e que estavam sendo muito rígidos. Não disseram abertamente, mas insinuaram que os americanos estavam retaliando o Brasil por seu apoio ao programa nuclear do Irã.
O tempo mostrou que não era nada disso. O problema é interno e aponta uma série de descuidos. Ainda não se sabe de quem é a responsabilidade. Remédios contrabandeados chegando ao País? Fraca fiscalização do Ministério da Agricultura? Falta de cuidado do pecuarista que manda o gado para o abate antes do prazo? Problemas no processo produtivo do JBS?
Como as infrações foram encontradas apenas em produtos do JBS, a concorrência acusa a empresa à boca pequena de misturar gordura demais na carne industrializada para baratear o custo, o que elevou o nível de Ivermectina. Marfrig e Minerva querem que o governo brasileiro libere sua exportação para os EUA, o que pode ocorrer nos próximos dias. Não aceitam pagar pelos supostos erros do concorrente.
A JBS nega qualquer irregularidade e diz que o problema é da cadeia da carne bovina. Mas, enquanto permanece esse jogo de empurra, está em risco a credibilidade internacional da carne brasileira, um dos produtos mais importantes das exportações.

FONTE: BLOGS.ESTADAO.COM.BR

Nenhum comentário: