quarta-feira, 30 de junho de 2010

ZAV pode se tornar livre de febre aftosa com vacinação

No fim de maio o governo encaminhou à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) o pedido de reconhecimento de área livre de febre aftosa com vacinação para a região da ZAV (Zona de Alta Vigilância).

A ZAV foi implantada após ocorrência de febre aftosa na região de fronteira com o Paraguai, em outubro de 2005. Ela compreende uma área de 15 km na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e Bolívia, abrangendo os municípios de Antônio João, Japorã, Mundo Novo, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas e Corumbá. Ao todo são seis mil produtores nestas cidades. Veja na figura 1 o mapa da condição brasileira em relação à febre aftosa, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.



Quando a ZAV for considerada livre de febre aftosa, mais uma parcela do rebanho se integrará à área livre da enfermidade. Hoje, das cerca de 200 milhões de cabeças de bovinos existentes no Brasil, quase 174 milhões estão em áreas livres de febre aftosa.

FONTE: SCOT CONSULTORIA

Nenhum comentário: