terça-feira, 20 de julho de 2010

Austrália: produção de carne bovina segue estável

A produção de carne bovina da Austrália no mês de maio foi de 189.578 toneladas, 3,23% a mais do que a produção de maio de 2009, que foi de 183.637 toneladas, de acordo com dados do Australian Bureau of Statistics (ABS). No entanto, a produção permanece 4% menor do que a média dos últimos cinco anos, que foi de 196.730 toneladas, à medida que os produtores continuaram mantendo seus estoques. O mês de maio é tradicionalmente um período de grande produção de bovinos, à medida que os produtores realizam descartes em preparação para o inverno.
De acordo com os dados da ABS, a produção em Queensland caiu em 8% com relação à média dos últimos cinco anos em maio, devido aos menores níveis de abate, ficando em 93.482 toneladas - pouco menos da metade da produção total da Austrália no mês. A produção em New South Wales caiu em 1%, para 40.099 toneladas, e aumentou em 1% em Victoria, para 31.768 toneladas, apesar de os números de abates em ambos os estados terem caído com relação à média dos últimos cinco anos. As melhores condições climáticas em Victoria e New South Wales, permitiu que animais com condições bem melhores chegassem ao mercado, aumentando o peso médio nacional das carcaças para um novo recorde, de 272,8 quilos por cabeça de janeiro a maio.
A produção em South Australia aumentou em 25% com relação à média dos cinco últimos anos, para 9.412 toneladas, impulsionada pelas melhores condições climáticas, enquanto os números caíram em 9% em Tasmânia (4.963 toneladas) e se mantiveram estáveis em Western Australia, aumentando em 1%, para 9.771 toneladas.

FONTE: Meat and Livestock Australia (MLA), com dados dos ite da ABS (www.abs.gov.au), traduzidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: