quarta-feira, 14 de julho de 2010

BOI GORDO – Leonardo Alencar

Boi firme com o começo de entressafra
O mercado do boi gordo segue firme. Entre janeiro e julho (até dia 13) o boi registrou alta de 10,4% e a carne bovina 10,7%. Apenas no início de julho a oferta de gado ligeiramente melhor em alguns estados tirou parte dessa força de alta, mas também não há espaço para queda.
Até o momento, o volume de gado confinado não é expressivo e apenas os frigoríficos com oferta do mercado a termo ou que possuem bois próprios encontram situação mais confortável. De acordo com indústrias de nutrição animal, o volume de gado semi-confinado nesta entressafra deverá ser maior que o observado nos últimos anos, sobretudo diante do baixo volume de chuvas e da necessidade de suplementação nos pastos. Entretanto, a oferta de gado para abate segue restrita.
Do lado da demanda, o cenário segue positivo para as exportações. De acordo com o MDIC, a receita proveniente das exportações de carnes (bovina, suína e de frango) entre 1 e 11 de julho subiu 14,2% em relação a junho, e 41,3% na comparação com julho de 2009.
A proximidade da 2ª quinzena do mês preocupa em função do enfraquecimento do consumo, mas vale observar que, apesar de recuar na 2ª quinzena, o saldo nos últimos meses tem sido positivo.
Outro ponto interessante é que estamos em ano de eleição. Historicamente, a variação dos preços do boi gordo entre julho e outubro é de 12,12% em anos normais e 13,61% em ano de eleição, considerando o período de 1954 a 2009.
No curto prazo, o driver do mercado é a oferta de gado confinado neste 1º turno.

FONTE : www.agroblog.com.br

Nenhum comentário: