segunda-feira, 12 de julho de 2010

Especialista alerta para semana de muito frio no Sul do país

O frio intenso deverá estar atuando até o final da semana
Nesta segunda-feira (12), uma frente fria de intensidade forte deverá promover chuva, trovoadas, com risco de granizo e vento forte, em alguns momentos, em todo o estado do Rio Grande do Sul.
Segundo Homero Haymussi, climatologista do Portal Agrolink, em algumas regiões a chuva poderá ser de forte intensidade. “No período da tarde esta frente fria já deverá estar em Santa Catarina e no Paraná, onde também deverá ocorrer chuva forte em algumas regiões, acompanhada de trovoadas, risco de granizo e vento forte em alguns momentos”.
“As baixas temperaturas são benéficas para os cereais de inverno, pois estes necessitam de frio para a indução floral e formação das espigas”, explica o Engenheiro Agrônomo responsável pela área técnica do Portal Agrolink, Dr. em Fitotecnia, José Luis da Silva Nunes.
Logo após a passagem desta frente fria, uma massa de ar polar aproxima-se do Brasil. “Essa massa de ar polar provocará uma extrema onda de frio, será muito intensa e poderá deixar marcas históricas na meteorologia”, alerta o climatologista. Os valores de pressão atmosférica são muito altos e sugerem isso. O sul do Rio Grande do Sul deverá sentir o frio no decorrer desta segunda-feira e restante do Estado na parte da noite. Nos demais estados da região sul, o frio chegará já na terça-feira a noite e assim sucessivamente nas regiões sudeste e centro-oeste.
Segundo Haymussi, a geada deverá ocupar vastas regiões dos estados citados acima, principalmente as regiões que fazem fronteira com a Argentina, Paraguai e Bolívia.
“Devido a extrema intensidade do avanço desse ar polar, não deverá ser muito difícil de acontecer neve nas serras catarinense e gaúcha e nas regiões mais altas desses estados e do Paraná. O frio intenso a princípio deverá estar atuando até o final da semana, não se descartando a possibilidade de um reforço de frio com mais uma massa de ar polar no final desta semana”.

FONTE: Agrolink

Nenhum comentário: