terça-feira, 20 de julho de 2010

Exportação de carne bovina de MT bate recorde

A exportação de carne bovina bateu recorde em junho com o envio de 23,69 mil toneladas equivalente carcaça (eq./carcaça), maior quantidade exportada desde junho de 2008, antes do anúncio da crise financeira, segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). A quantidade supera em 4,41 mil toneladas equivalente carcaça o volume exportado em maio.
Mato Grosso mantém relações comerciais com 150 países, mas foi a Rússia e os países do Oriente Médio os maiores clientes, com a aquisição de 60% do volume exportado, 14,2 mil toneladas eq/carcaça. O resultado é, segundo superintendente do Imea, Otávio Celidônio, consequência da recuperação do mercado da carne, não de um fenômeno específico.
Gado em pé - A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) quer a regulamentação da Lei nº 9.349/2010, de 30 de abril, que prevê a redução de 7% para 4% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na comercialização interestadual do gado em pé. Para isso, a entidade protocolou um ofício na Secretaria de Fazenda (Sefaz) cobrando a aplicabilidade da nova tributação. De acordo o técnico da Famato, Tiago Mattosinho, o fechamento de várias plantas frigoríficas no Estado nos últimos anos e a concentração das que estão em funcionamento nas mãos de 2 ou 3 grupos estão obrigando o produtor a vender o gado fora do Estado, para obter um melhor preço. Por meio de assessoria de imprensa, a Sefaz diz aguardar o parecer do governador Silval Barbosa para que a redução do ICMS seja aplicada.

FONTE: Gazeta Digital

Nenhum comentário: