terça-feira, 6 de julho de 2010

Fiscalização cabe aos frigoríficos, diz governo

A fiscalização de carnes destinadas ao mercado externo e que precisam atender exigências sanitárias específicas de determinados clientes cabe às empresas, e não ao Ministério da Agricultura, segundo avaliação do secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim.
A explicação tem como base o episódio de devolução de lotes de carne bovina industrializada brasileira pelos Estados Unidos e que resultou na suspensão dos embarques para aquele país.
"A partir do momento da venda, a responsabilidade é da indústria", disse. Segundo Jardim, as exportações de carne bovina industrializada -que foram suspensas por iniciativa do governo brasileiro- devem ser retomadas na próxima semana, com exceção dos casos em que houve devolução de mercadoria, o que ocorreu apenas com o frigorífico JBS Friboi.
Segundo o diretor-executivo da Abiec, Otávio Cançado, o Brasil deixou de exportar o equivalente a US$ 50 milhões para os Estados Unidos desde a interrupção dos embarques, no final de maio.
Os Estados Unidos utilizam uma técnica desconhecida do Brasil para identificar a presença do vermífugo ivermectina na carne bovina.
Para padronizar as análises, o governo brasileiro suspendeu as exportações e deverá "importar" a técnica norte-americana.
A partir daí, ressaltou o secretário, a responsabilidade é dos exportadores. "Queremos que as indústrias façam esse controle; elas precisam ter estrutura laboratorial."

FONTE: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: