domingo, 18 de julho de 2010

Frio de 3 graus mata rebanho de gado em Mato Grosso do Sul

Em fazenda, 79 bois nelores morreram por causa das baixas temperaturas. Aeroporto de Campo Grande fechou e 45 voos foram cancelados.

O Mato Grosso do Sul registrou nesta sexta-feira (16) a temperatura mais baixa do ano: 3 graus. Foi tanto frio, que o rebanho bovino de propriedades do sul do Estado não suportou.

Os animais de uma fazenda, no município de Antônio João, fronteira com o Paraguai, não resistiram às baixas temperaturas: 79 bois morreram por causa do frio. Em poucas horas, o fazendeiro perdeu 25% do rebanho.

Segundo as técnicas da Agência de Defesa Sanitária, que vistoriaram a propriedade, os animais da raça nelore não têm muita resistência ao frio, ainda mais quando ele vem de repente, como aconteceu esta semana. Na segunda-feira (12), calor de 32 graus. Nesta sexta, 3 graus, com sensação térmica de 2 negativos.

“Com a queda na temperatura, uma bactéria toma conta dos animais e provoca a morte”, explica a técnica da agência, Angelaine Fernandes Flores.

Prejuízo no campo e também na cidade. A falta de visibilidade provocou o fechamento do aeroporto de Campo Grande – 45 voos foram cancelados. Cansados de esperar, alguns passageiros chegaram a dormir do chão.

Nas rodovias, o nevoeiro provoca uma situação de alerta à noite. Na BR-262, que liga o Mato Grosso do Sul a São Paulo, a visibilidade era muito reduzida. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta que os motoristas redobrem os cuidados.

VEJA O VÍDEO: http://www.blogdomarcelo.com.br/v2/2010/07/17/frio-de-3-graus-mata-rebanho-de-gado-em-mato-grosso-do-sul/

FONTE: G1

Nenhum comentário: