segunda-feira, 19 de julho de 2010

Mais de mil cabeças de gado morreram de frio em MS

Mais de mil cabeças de gado morreram em consequência do frio em fazendas de Mato Grosso do Sul. Os animais não resistiram à queda de temperatura dos últimos dias.
Os animais mortos se espalham pelos pastos. As temperaturas baixas aliadas à chuva e ao vento provocaram a hipotermia no gado, segundo os técnicos da Vigilância Sanitária.
Os municípios mais atingidos são Ponta Porã, Antônio João e Carapó, em Mato Grosso do Sul.
“É bem difícil. A gente luta para cuidar dos animais e a gente vê acontecer um negócio desses. Para nós, é muito difícil”, lamentou o criador Jesus Camacho.
Em algumas propriedades o trabalho para incinerar os animais mortos já começou. A orientação para o produtor que teve gado morto é enterrar os animais. Deve ser feita uma vala na parte mais alta da propriedade, longe de córregos e nascentes para que não haja danos ambientais.
A chuva também dificulta o trabalho da Vigilância Sanitária. As estradas que dão acesso às fazendas estão intransitáveis por causa do barro. Os técnicos orientam os produtores que tentem levar os animais que sobreviveram para galpões ou improvisem abrigos, principalmente para os bezerros.
“Coloque o pasto onde tenha proteção ou com animais de porte maior por questão de proteção”, orientou Nilson José Fiorenza, veterinário do Iagro.
De 13 de julho até o domingo, dia 18, as mínimas em Ponta Porã, no sul de Mato Grosso do Sul, ficaram perto dos cinco graus.

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário: