sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pasto está abundante no Rio Grande do Sul, mas qualidade é baixa

A semana no Rio Grande do Sul foi marcada pela alternância entre tempo seco e temperaturas amenas, com chuvas de grande intensidade em algumas regiões. As geadas seguem ocorrendo de forma moderada e, devido à ausência delas no outono, há uma relativa manutenção do campo nativo na região da Campanha, de acordo com informe divulgado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater-RS).
Segundo a entidade, embora haja pasto verde, a qualidade é baixa e a palatabilidade deixa a desejar, servindo apenas como volumoso aos animais. No entanto, as pastagens cultivadas de ciclo hibernal estão tendo bom desenvolvimento e germinação, graças à boa umidade e temperatura. Isso tem permitido a utilização das pastagens cultivadas cedo na região.
Na região Sul, as geadas foram mais intensas, principalmente no município de Herval, produzindo efeitos sobre a qualidade do campo nativo desta localidade. As pastagens hibernais, embora estejam se desenvolvendo bem, estão mais atrasadas em comparação às da Campanha.
Ainda de acordo com a Emater, a intensidade das precipitações tem prejudicado o pastoreio, principalmente nas áreas manejadas com gado leiteiro. O excesso de umidade, associado ao pisoteio dos animais, está comprometendo a boa conservação das pastagens. Nas demais regiões, o crescimento está bom, e a umidade tem sido adequada, tanto para as pastagens destinadas ao gado de corte quanto para o leiteiro.
A diminuição das chuvas na região das Missões favoreceu o corte e a fenação da alfafa. No entanto, o crescimento está mais lento, devido à diminuição da temperatura.

FONTE: Revista Globo Rural

Nenhum comentário: