sexta-feira, 9 de julho de 2010

Touros Montana apresentam resultados diferenciados no cruzamento industrial

A principal vantagem do cruzamento entre raças é, sem dúvida, a heterose. O Montana, por ser um composto formado por raças de diferentes origens, utiliza a complementaridade e dessa forma, aproveita o que cada raça tem de melhor. Com a variação da composição racial dos animais, é possível escolher o touro mais indicado para o cruzamento com fêmeas zebuínas, européias ou meio sangue. Além disso, os touros Montana possuem avaliação genética completa e através das DEPs (Diferença Esperada na Progênie), podemos saber quais serão os resultados do trabalho de cada animal.
“Ao realizar o cruzamento o criador passa a produzir animais mais eficientes, capazes de maior ganho de peso numa área menor e num menor espaço de tempo, melhorando as margens e lucrando mais. Sem mencionar a produção de carne de qualidade, com valor agregado. O Montana é simples de usar e traz resultados já na primeira safra de bezerros”, afirma Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana.
O pecuarista Mauro Shinkai, da Fazenda Coroado, adquiriu touros Montana para fazer cruzamento com vacas Nelore. A fazenda fica no município de Lagoa Santa/GO, e começou a utilizar Montana há seis anos. Shinkai destaca que com o Montana obteve animais mais precoces e mais dóceis, mantendo a rusticidade. E segundo ele, a principal vantagem foi conseguir antecipar em 6 meses o abate dos animais.
“Animais geneticamente avaliados com DEPs e com CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) têm um grande diferencial porque a gente consegue trabalhar com maior confiança no resultado. A garantia dos meus resultados e usar touros avaliados”, afirma o pecuarista Mauro Shinkai.
Para os pecuaristas que querem investir em genética avaliada, a melhor oportunidade será no dia 9 de setembro, data do Megaleilão Virtual Montana 2010. Serão vendidos os 100 melhores reprodutores da safra 2008 das regiões Sudeste e Centro-Oeste, touros com Índice Montana acima dos 5,0 pontos. Esse ano, o Programa oferta também 20 novilhas Montana com CEIP. O leilão é virtual e será transmitido pelo Canal do Boi, a partir das 20:30h.

Fonte: Assessoria de Imprensa
www.compostomontana.com.br

Nenhum comentário: