sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Artigo: A Expointer é o Rio Grande do Sul

Gilmar Tietböhl
No dia 24 de fevereiro de 1901, ocorria a primeira Exposição de Produtos do Estado, com a mostra de animais de três espécies. Eram bovinos, equinos e suínos expostos no Parque da Redenção. Em 1909, nova nomenclatura ganhou a feira: Exposição Agropecuária de Porto Alegre, realizada no então chamado Prado Rio-grandense, endereço no bairro Menino Deus, onde hoje está sediada a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio e que, posteriormente, passou a ser chamado de Parque de Exposições Menino Deus.
Com o gerencial crescimento da exposição, o governo do Estado do Rio Grande do Sul comprou, em 1970, uma fazenda em Esteio: o hoje conhecido Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Parque que este ano recebe para a 33ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas e Implementos Agrícolas, Artesanato e Agricultura Familiar.
Foi deste modo que teve início o ciclo de exposições que ajudou substancialmente a colocar nosso Rio Grande no cenário internacional do agronegócio. Nossa Expointer é tão considerada e respeitada que cresce em todos os quesitos ano a ano. Não se sabe o volume da comercialização da primeira exposição, mas, com certeza, não podemos esquecer que em 2009, foram vendidos no total geral R$ 1,011 bilhão.
A cada edição, o parque ganha tantos melhoramentos e construções que, atualmente, por exemplo, oferece mais de 9 mil vagas de estacionamento e seus espaços são disputados pelos mais variados e significantes expositores. A Expointer, hoje, é vitrine para os animais - as grandes estrelas da festa - e também para o maquinário agrícola, para a agricultura familiar, para o artesanato, e move um considerável quantitativo em praticamente todos os segmentos da economia gaúcha. E isto, tanto no período que antecede a feira, com as construções dos estandes, as melhorias, as reformas necessárias, quanto durante sua realização.
Poderia a Expointer ser uma história à parte, mas, ao contrário, ela é parte de todos nós. É evento aguardado pela sociedade inteira, como oportunidade de negócios para os expositores, de trabalho para muitos e de lazer para todos. Indubitavelmente, a Expointer é o Rio Grande do Sul.

FONTE: Secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio

Nenhum comentário: