segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Boi fecha na máxima na BM&F (+0,63%)

Boa volatilidade nos futuros do boi gordo nesta segunda-feira. Após abertura com forte alta, o mercado perdeu ânimo e apenas nos últimos minutos de pregão buscou nova máxima.

O mercado físico segue firme, diante da baixa disponibilidade de gado para abate. A maioria dos frigoríficos não fechou a escala da semana ainda e mesmo os exportadores enfrentam dificuldades.

A preocupação, entretanto, é quanto ao repasse da alta do boi gordo para a carne bovina. Passando o melhor momento para consumo no mês, algumas indústrias planejam paralisar plantas frigoríficas ou pular dias de abate para não forçar novas altas.

O cenário externo, por outro lado, segue positivo para as exportações de carne bovina do Brasil. Além do resultado positivo registrado em julho, a receita dos embarques de carnes (bovina, suína e de frango) na 1a semana de agosto veio 28,9% acima da média de julho e 55,4% acima da média de agosto de 2009.

A tendência é de mercado interno firme, ainda que com menor força na 2a quinzena, e mercado externo positivo. Mas outro fator de preocupação nos últimos dias tem sido a saúde financeira dos frigoríficos.

Contrato futuro de boi gordo (BGIV10 - BM&F)

FONTE: Publicado em Análises, XP Investimentos

Nenhum comentário: