quarta-feira, 11 de agosto de 2010

EXCLUSIVO: Com demanda desaquecida, mercado do boi gordo pode começar a recuar

Boi: preços da arroba podem ter encontrado um teto e sem um avanço na demanda, cotações devem se estabilizar e podem até recuar. Momento é de trava de preços, alerta analista.
Desde o começo do mês são observadas expressivas altas no mercado do boi gordo, reflexo da baixa oferta de animais. Os frigoríficos exportadores apresentam escalas curtas mesmo utilizando os bois a termo e os contratos negociados anteriormente. Com isso, os frigoríficos menores acabam sendo forçados a pagar mais pela matéria prima. Em São Paulo – onde a alta foi mais forte do que nos outros estados, os preços de referência ficam em patamares dos R$89 por arroba.
Entretanto, esse movimento de alta deve se estabilizar nos próximos dias, uma vez que os frigoríficos maiores já não vêem rentabilidade em pagar o que está sendo cobrado pelo boi para vender a carne nos valores com que o mercado trabalha.
Essa oferta reduzida que tem desenhado o cenário do mercado do boi gordo é resultado de uma expectativa menor do que o esperado para o confinamento, abaixo do esperado pelo mercado. Pesquisas apontam que a concentração deve acontecer entre setembro e outubro.
Refletindo essas altas, o mercado de carnes também avança, subindo mais do que o boi. “A diferença entre a arroba do boi gordo e a arroba da carne, que normalmente a carne entre 5 e 6% abaixo do boi gordo, hoje está a 4,5% (...) Houve um repasse da alta do boi gordo para a alta no atacado”, explica o analista de mercado Leonardo Alencar, da XP Agro. No entanto, esse repasse ainda não foi feito do atacado para o varejo.
Ainda segundo o analista, o que reflete mais expressivamente é mesmo a pouca oferta e não uma demanda aquecida por carne bovina. Para os próximos dias, os preços devem se sustentar nos atuais níveis. Porém, o analista diz ainda que essa elevação não é sólida e pode até mesmo recuar no curto prazo.
A orientação de Alencar é de que os pecuaristas possam travar a rentabilidade de seus animais no confinamento, conhecendo o custo de engorda e do preço de venda. “Pela oferta que temos hoje em dia, já é possível realizar essa operação com boa rentabilidade nos próximos meses (...) e garantir seus preços de venda”. Essa negociação teria que ser feita no mercado futuro, fazendo hedge, garantindo uma boa rentabilidade.

VEJA O VÍDEO COM ENTREVISTA: http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=73162

Fonte: Redação NOTÍCIAS AGRÍCOLAS

Nenhum comentário: