quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Frigoríficos pedem ajuda do governo para resolver endividamento

De acordo com CNA, empresas acumulam débitos de R$ 1 bilhão com produtores
A indústria exportadora da carne pede ajuda ao governo federal para resolver o endividamento dos frigoríficos de pequeno e médio porte. Nesta quarta, dia 11, representantes do setor se reuniram com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, em Brasília.
Atualmente dez frigoríficos estão em recuperação judicial, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). Dezenas de outros estariam seriamente endividados. A crise teve início em 2007, com a diminuição das vendas para a União Européia. As conseqüências ainda afetam as relações comerciais entre produtores e indústria.
– O frigorífico está sem capital de giro, mas precisa ter para pagar à vista o produtor, que não vai vender a prazo para o frigorífico em situação debilitada – explica o diretor executivo da Abiec, Otávio Cansado.
De acordo com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os frigoríficos acumulam R$ 1 bilhão em dívidas com os pecuaristas. A entidade calcula que a crise do setor impede a geração 80 mil empregos diretos.
– Precisamos achar meios. E é isso que viemos colocar ao ministro. As pequenas e médias industrias precisam ser beneficiadas com alguma coisa do governo. Que tenham apoio financeiro, estratégico para exportação. Enfim que possam viabilizá-las e que não tenham a necessidade de entrar em recuperação financeira – afirmou o diretor de Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira.
O ministro da Agricultura informou que está tratando do tema com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e também o Ministério da Fazenda. Até o final desta semana, o setor deve encaminhar ao governo um demonstrativo detalhando a situação das empresas afetadas e os aspectos sociais da crise.

Fonte: Canal Rural

Nenhum comentário: