quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Genética bovina de ponta em Uberaba

Evento reúne animais participantes dos dez principais programas de melhoramento genético do País
O Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), prepara-se novamente para receber a principal mostra dos programas de melhoramento genético bovino do País: a 3.ª ExpoGenética, que ocorre de 14 a 22 de agosto.
O evento é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e traz, este ano, zebuínos provados por dez programas de melhoramento genético do Brasil: PMGZ, PMGRN/ Nelore Brasil, Programas de Melhoramento da ANCP, Geneplus/Embrapa, Conexão Delta G, Paint/CRV Lagoa, Altaplus, Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite, Programa Nacional de Melhoramento Genético de Gir Leiteiro e Qualitas.
Tecnologia. Uma das atrações que prometem chamar a atenção dos participantes da ExpoGenética será a apresentação do programa denominado G-Tag, de marcadores moleculares desenvolvidos no Brasil pela Divisão de Genômica Bovina da Genoa em colaboração com o Centro de Genoma Bovino da Universidade de Alberta, do Canadá.
Durante a apresentação, marcada para o dia 18, será apresentado o programa de marcadores moleculares no rebanho nelore, que após cinco anos de pesquisas, gerou uma patente internacional que engloba 46 sequências do genoma bovino para a característica docilidade. A apresentação será feita pelo pesquisador Graham Plastow, da Universidade de Alberta, e pelo biólogo molecular da Genoa sobre G-Tag, Flavio Canavez.
Seleção de animais. As regras para se inscrever na 3.ª edição da ExpoGenética seguem os princípios básicos da edição anterior. Podem participar machos e fêmeas a partir de 8 meses na data base de 14 de agosto de 2010.
Os animais com aptidão para corte devem ser 20% superiores em avaliações genéticas em programa credenciado pelo Ministério da Agricultura. Os animais de aptidão leiteira devem ter avaliação genética positiva ou média de avaliação genética positiva dos pais em programa credenciado pelo ministério, nos mesmos critérios quanto ao ano de avaliação definido para o corte.

FONTE: Estadão

Nenhum comentário: