terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pecuária de Corte: Cenário favorável para pecuaristas de MT.

Boletim semanal do Imea destaca aumento das exportações e redução das escalas de abate.

De acordo com o técnicos do Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, a cotação do boi gordo deverá seguir firme nas próximas semanas. Na última sexta feira, 20, o contrato para vencimento em agosto fechou cotado a R$ 91,40 /@, mantendo a tendência de alta e registrando sua maior cotação desde a abertura do mês de julho do ano passado. Esta sequência de altas vistas no mercado futuro, segundo o Imea, é reflexo do recuo das escalas nos frigoríficos e a consequente valorização do boi gordo no mercado físico. O preço médio da arroba do boi gordo para pagamento á vista está em R$ 76,25, variação positiva de 1,36% em relação à semana passada.
No mercado externo, a comercialização do Estado registrou em julho aumento de 2,4% sobre o mês anterior. Segundo dados da Secex, Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, as exportações mato- grossenses de carne bovina atingiram 24,25 mil toneladas em em equivalente carcaça no mês passado. O maior volume embarcado do ano até o momento. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 8,48 mil tec, o que representa um avanço de 53,8% . Desde o mês de abril , o volume exportado vem superando todos os meses do ano passado.
A escassez de animais para abate tem mantido as escalas dos frigoríficos entre quatro e cinco dias em média. O Imea afirma que o movimento de queda nas escalas de abates tem se mantido constante desde o início de maio no Estado.

Fonte: Imea

Nenhum comentário: