quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pecuarista de MS pode ser obrigado a manter bosque em área de pastagem

Projeto de lei visa obrigar propriedades rurais destinadas à pecuária a manterem bosques de árvores nativas ou exóticas. A intenção, segundo o autor da proposta, deputado estadual Pedro Kemp (PT), é proteger o rebanho e preservar o meio ambiente.
Como quantidade mínima da terra a ser colocado o bosque, o parlamentar estipula no texto 10% do total da área de pastagem.
De acordo com a proposta, fica determinado que o Poder Público, por meio de seu órgão competente garantirá a orientação técnica sobre a melhor espécie de árvore para a localidade e também a distribuição de mudas para o plantio.
O proprietário terá no máximo cinco anos para se adequar.
Nas justificativa, o deputado argumenta que dados da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), sobre junho, mostram que cerca de 2,9 mil cabeças de gado morreram por causa do frio.
As mortes foram causadas pela hipotermia (diminuição brusca da temperatura corporal), provocada, segundo os argumentos de Kemp, principalmente pela ausência de abrigo para os animais.
"Além de proteção ao gado nos dias de muito frio, a plantação em alguns trechos do pasto de árvores garantiria maior captura de gás carbônico da atmosfera para fazer fotossíntese, oferecendo também sombra para os animais descansarem e engordarem mais rápido", argumenta o deputado, segundo repassado por sua assessoria.

FONTE:Capital News
Autor: Marcelo Eduardo

Nenhum comentário: