segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pouca oferta de gado continua dando sustentação ao mercado do boi gordo

Boi em alta
A pouca oferta de gado, nesta época do ano, elevou os preços do boi gordo em São Paulo. No noroeste do estado, os criadores estão correndo para fechar negócio e aproveitar o momento de valorização.
A pecuarista Daniela Liranço confinou 400 animais na propriedade em Birigui, região noroeste de São Paulo, no início de julho. Nos próximos dias, uma parte vai ser vendida para o frigorífico, e Daniela está bastante satisfeita com os preços que está conseguindo pela arroba. “A gente já tinha projetado um lucro, mas agora aumentou o nosso lucro aqui no confinamento. Esse ano está sendo melhor que o ano passado”, diz.
Na primeira quinzena de agosto, a arroba teve uma valorização de 12% em relação ao mesmo período de 2009, de acordo com dados do Cepe, o centro de pesquisas econômicas da Universidade de São Paulo. Essa alta está relacionada com a oferta de animais no mercado, que diminuiu por conta da estiagem. O pasto seco dificultou a engorda dos bois.
Há quase três meses, não chove na região de Araçatuba, mas esse não é o único motivo da alta do preço do boi. A outra explicação é que o número de animais confinados caiu agora durante o período de seca. Alguns criadores não quiseram investir, com medo de arriscar, e o mercado, que seria abastecido pelo gado do confinamento, está carente de animais.
“Alguns pecuaristas que têm um algum sistema de produção que não tem escapatória e tem que fechar, esse pecuarista fechou. Se deu bem, a arroba hoje está em um preço razoável. Agora, o pecuarista que teve a opção de não fechar, ele não fechou porque olhava o preço no futuro. A conta dele não fechava, ele resolveu deixar esse animal a pasto. Foi um caso muito firme, faltando a mercadoria no mercado, faltando boi gordo, os frigoríficos concorrendo, com um pouco de animal que tem, e isso faz ter preços novos praticamente todo dia”, afirma o analista de mercado Gustavo Garcia.

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário: