sexta-feira, 20 de agosto de 2010

RS: diretoria da ABA destaca avanços da raça Angus na Expointer 2010, em Esteio

O presidente da Associação Brasileira de Angus (ABA), Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello, apresentou hoje (19), à imprensa especializada, na Churrascaria Barranco, em Porto Alegre/RS, os números consolidados sobre a participação da raça Angus e a programação de atividades da entidade na Expointer 2010.
Segundo Mello, nesta edição, foram inscritos 378 animais (288 argola e 90 a campo), que representa aumento de 11% sobre os 340 exemplares do ano passado. "Além da presença recorde de animais a campo, novamente apresentaremos a raça com mais representatividade entre os animais de corte inscritos". Entre as novidades anunciadas pelo presidente da ABA está a realização do Leilão Seleção Angus – Expointer. Também participaram da coletiva, o 1º vice-presidente Fábio Gomes, o diretor de marketing João Francisco Bade Wolf e a gerente administrativa Juliana Brunelli.
Leilão Seleção Angus – Expointer
O remate vai apresentar animais a campo e de argola na terça-feira (31/08), às 19h, na Pista J, em um único evento. Um importante diferencial deste leilão foi a revisão realizada por um técnico da ABA em todos os animais que participarão do leilão.
“Essa revisão realizada por um técnico apenas, garante a uniformidade dos lotes que serão ofertados em pista, com toda a qualidade que a raça possui, assegurando o alto nível do evento.”, frisou o presidente. O Leilão Seleção Angus - Expointer terá no martelo Eduardo Knorr com os trabalhos da Knorr Remates. A ABA ainda realizará a III Feira da Novilha Angus a ocorrer no sábado (04/09), às 14h, na Pista J.
Workshop Carne Angus Certificada
“Sanidade, Rastreabilidade e Mercados” é o tema do VII Workshop Carne Angus Certificada, promovido pela ABA, na quinta-feira (02/09), às 13h30, na Casa RBS, no parque da Expointer. O painel sobre sanidade, que abre os trabalhos do tradicional workshop da ABA inicia com a palestra de Alcides Torres Jr., da Scot Consultoria, SP, que discutirá a relação entre o status sanitário e mercado da carne; também participando do debate sobre o tema o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa), Francisco Jardim; o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Otávio Cançado, e o produtor rural e professor da Ufrgs., José Fernando Piva Lobato.
O tema Rastreabilidade será o foco do segundo painel do evento e terá como painelistas Francisco Jardim e Naor Luna, coordenador do Programa de Rastreabilidade da secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa. Eles falarão sobre a real situação da rastreabilidade, no Brasil; na sequencia, Marcello Secco, do Frigorífico Tacuarembó – Marfrig Group discorrerá sobre rastreabilidade no Uruguai (UY), um case de sucesso na América Latina nesta questão.
Participam também do debate sobre rastreabilidade os técnicos Diego Alagia Brasil, do Frigorífico Marfrig (RS), Fabiano Nunes Vaz, pesquisador da Unipampa. Ainda na ocasião do workshop, ocorrerá uma degustação de carne Angus, às 12h, realizada em parceria com o Serviço de Inspeção da Carne (SIC) e ocorrerá uma apresentação sobre Carne Bovina e Saúde Humana por Andrea Veríssimo Lopes de Almeida, diretora do SIC.
Vitrine da Carne Gaúcha
A raça Aberdeen Angus estará apresentando as marcas Palatare Angus, Seara Angus, Zaffari Angus, Best Beef Angus e Angus da Gruta nas sessões de desossa a ocorrer na Vitrine da Carne Gaúcha, no Pavilhão Internacional. Além das desossas, que são atividades interativas com o público, ocorrerão minipalestras sobre a origem, identidade e diferenciais de cada marca. As desossas serão realizadas pelo consultor credenciado do Sebrae/RS, Marcelo Conceição, especialista na prática em carnes especiais. Marcelo mostrará ao público os diversos cortes não convencionais da carne.
As cinco sessões de desossa da carne Angus nesta atividade promovida pela Farsul e pelos programas de certificação de carnes do Estado ocorrerão no sábado (28/08), às 16h; domingo (29/08), às 10h30; segunda-feira (30/08), às 16h; quarta-feira (01/09), às 16h; e na quinta-feira (02/09), às 10h30. Ainda será realizada uma degustação de carne Angus, promovida pelo Programa Carne Angus Certificada, da ABA, no estande da CNA/Casa Rural no domingo (29/08), às 19h.
Novo estande da Associação Brasileira de Angus
Para melhor receber os associados e amigos da raça, no evento, a Associação ampliou as instalações e modernizou o seu espaço de atendimento para a 33ª edição da mostra. Além disso, neste ano o novo estande da ABA terá o Canal Angus, um jornal eletrônico com notícias on-line da raça e propaganda de clientes nos intervalos comerciais.
Julgamentos
O médico veterinário e criador Flávio Montenegro Alves, experiente em julgamentos de classificação da raça e com participações em importantes exposições que pontuaram para Ranking Oficial de Expositores e Criadores da ABA responderá pela avaliação dos animais em pista.
O julgamento de classificação de animais a campo será realizado na segunda-feira (30/08), no recinto ao lado da Pista J, na Pista 20, às 14h. Já os julgamentos de classificação dos animais de argola acontecerão na Pista Central, às 10h, sendo o de fêmeas na terça-feira (31/08) e o de machos na quarta-feira (01/09).
Curso de Jurado Jovem
O III Curso de Jurado Jovem acontece no sábado (4/09) e será dividido em palestras teóricas pela manhã, no auditório do Senar, às 9h, e aula prática, à tarde, na Pista Central com início programado para 14h. As aulas serão ministradas pelo jurado da Expointer 2010 e técnico da ABA, Flávio Montenegro Alves, e pela gerente da ABA, Juliana Brunelli, e o sub gerente do programa de carnes da ABA, Fábio Medeiros.
Curso de Cabanheiro
I Curso de Cabanheiro, realizado pela ABA, acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto com aulas teóricas e práticas. Os palestrantes serão os criadores Felipe Cassol e Átila Dornelles. O curso é focado para associados e cabanheiros.
Parte teórica: quinta-feira (26/08), no estande da ABA;
Aula prática: sexta-feira (27/08), na Pista 20.

Fonte: ABA

Nenhum comentário: