quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Sazonalidade no boi gordo sinaliza alta

O mercado do boi gordo é dividido em safra e entressafra, por fatores como clima, disponibilidade de pasto, ciclo da engorda, etc. Dessa forma, a oferta é menor no 2º semestre e, portanto, os preços apresentam ágio em relação ao 1º semestre. De acordo com o Índice de Sazonalidade do Boi Gordo, no período de 1954 até julho de 2010 os preços no 2º semestre ficaram 3,7% acima do observado no 1º semestre.
Em agosto o índice é de 1,01, ou seja, o preço médio do boi gordo desde 1954 para os meses de agosto ficou ligeiramente acima da média do ano (=1,00), mas observa-se uma inclinação mais positiva para os próximos meses.
Entre setembro e dezembro os preços têm ágio médio de 6,3% sobre a média. Considerando o preço do boi gordo no físico de janeiro a julho e os preços no mercado futuro (BM&F) de agosto a dezembro, o preço médio do ano está em R$ 84,94/@ (valores à vista). Ou seja, com ágio de 6,3% a cotação seria de R$ 90,33/@, sinalizando que ainda há espaço de alta no mercado.
A baixa oferta de gado para abate é o principal driver do mercado e os preços seguem em movimento de alta. Apesar da expectativa de aumento na disponibilidade de animais a partir de setembro, a recuperação da demanda interna e externa confirma cenário firme para o mercado.

Índice de Sazonalidade do Boi Gordo



Publicado em Agroblog, Análises

Nenhum comentário: