terça-feira, 17 de agosto de 2010

Selo de procedência valoriza carne gaúcha em até 40%


Rebanho da raça Hereford do Pampa GaúchoHá quatro anos, 73 produtores de carne do Pampa Gaúcho são beneficiados pelo registro de Indicação Geográfica fornecido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O selo garante uma valorização de até 40% ao preço do produto, que é reconhecido por seu sabor diferenciado. Juntos, os rebanhos bovinos da região totalizam mais de cem mil cabeças, mas, por enquanto, apenas os cortes mais nobres conseguiram esta certificação.
Os empresários interessados em receber o selo se submetem a um programa de avaliação de conformidade, que acompanha todo o processo de produção da carne. Rebanhos das raças Angus e Hereford devem se alimentar exclusivamente de pastagens nativas, melhoradas ou cultivadas de inverno, num regime de criação extensivo. No mercado, a aceitação do produto tem sido positiva.
Uma pesquisa realizada em 2009 pela ONG internacional Alianza Del Pastizal com 250 restaurantes e 50 atacadistas brasileiros mostrou que 94% deles consideram importante o selo de origem e preservação ambiental. Dono de um rebanho que conta com mais de 1,2 mil bois, o produtor Fernando Adauto Loureiro de Souza defende que o selo agrega valor ao produto e à região. “É um reconhecimento pelo diferencial que oferecemos”, explica.
FONTE: Globo Rural

Nenhum comentário: