terça-feira, 17 de agosto de 2010

URUGUAI É O PAÍS QUE MAIS CONSOME CARNE BOVINA NO MUNDO

MONTEVIDÉU, 16 AGO (ANSA) - O consumo de carne bovina no Uruguai alcançou 58,2 quilogramas por pessoa no ano passado, tornando o país o maior consumidor mundial do produto, informou hoje o Instituto Nacional de Carnes (Inac).

O aumento foi de 11 quilogramas na relação com o índice registrado em 2004, de 47,2. Se somados todos os tipos de carne disponíveis no mercado, cada uruguaio come 91,6 quilogramas por ano.

O primeiro lugar desse ranking era tradicionalmente ocupado pelos argentinos, que costumavam consumir 68 quilogramas. Com a queda para 56,7 quilogramas em 2009, o país ficou na segunda posição.

Fontes do Inac explicaram à ANSA que o crescimento no consumo do produto no Uruguai nos últimos anos é resultado de "uma melhora no poder aquisitivo das famílias e de medidas de governo para manter os preços sob controle".

O governo anterior ao de José Mujica, comandado por Tabaré Vázquez (2005-2010), dispôs algumas medidas para tornar certas carnes mais baratas, criando o chamado "assado do Pepe", referência ao apelido do então ministro da Pecuária e hoje presidente. Em um acordo com exportadores, Mujica conseguiu baixar o imposto sobre dois tipos de cortes.

Depois de Uruguai e Argentina, os Estados Unidos ocupam o terceiro lugar do ranking de consumo do produto, com 43 quilogramas por pessoa. A Austrália está em quarto, com 39 quilogramas. (ANSA)

Fonte: ansalatina.com.br

Nenhum comentário: