quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Aumenta o número de propriedades de MS que podem exportar carne para UE

Segundo levantamento do Serviço de Saúde Animal da Superintendência de Agricultura no Mato Grosso do Sul, o Estado apresentau um aumento de aproximadamente 336% no número de propriedades que podem exportar carne bovina para a União Europeia (UE).
Até o momento, 279 fazendas distribuídas em 64 municípios compõem a Lista Traces. Ao todo, aproximadamente 650 mil cabeças, que representam um crescimento de 600% em relação ao mesmo período no ano passado.
Orasil Bandini, Fiscal Federal Agropecuário do Serviço da Saúde Animal da SFA-MS, fala que as auditorias nas propriedades cadastradas no Serviço Brasileiro de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov/Eras) são realizadas por sete equipes trabalhando em sistema de rodízio. O novo Sisbov só passará a vigorar após a interligação dos bancos de dados do mesmo com o SIGSIF a GTA Eletrônica.
Em seguida, será implantado um projeto piloto nas propriedades habilitadas á exportação e nos frigoríficos para depois receber a visita dos técnicos da UE que auditarão o novo sistema avaliando a eficácia.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) solicitou à UE a inclusão do Estado com área de exportação de carne in natura para o bloco europeu, após a recuperação da situação de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Atualmente oito frigoríficos estão ativos e exportam carne bovina aos europeus.

FONTE: Ângelo Smaniotto - (www.capitalnews.com.br)

Nenhum comentário: